EN

write

WE say NATAL SANTO!

2020

Caríssimos Amigos,

ESPERANÇA no “amanhã”, mas no “agora” também.

A reflexão de um tempo de vida, de um viver numa velocidade desse mesmo tempo, traz-nos a verdade de que nunca é tarde para nada. Cada segundo que deixamos para trás é um segundo que andamos para a frente. Nunca é tarde para ajudar o próximo, para sermos gratos. A nossa maior experiência em 2020, redescobriu um novo saber, um novo viver.

Há um ano atrás, apressávamo-nos com a vida, acordávamos e, quase sem nos apercebermos, já era hora de nos deitarmos. Talvez nem valorizássemos esse magnífico, imbatível tempo, era tudo um corre-corre. E, chegada a hora da contagem dos últimos 10 segundos do relógio, abria-se-nos uma etapa nova… um Novo, Ano Feliz! Entrávamos em 2020! Foguetes, festas, champanhe, sorrisos, chamadas, vídeos… os melhores desejos, entre uns e outros, multiplicavam-se por este mundo fora. Num abrir e fechar de olhos, parámos! Fechámos! Assustámo-nos! Tememos o desconhecido, o inimaginável desconhecido! De pronto… estamos todos encerrados em casa, olhávamos para as ruas desertas, nas quais a vida simplesmente deixava de ser vista, para se transformar num vírus invisível onde se instalava a insegurança! Não esperemos ter provas, para ter fé! Não esperemos a hora de partir, para viver.

O nosso setor foi e continua a ser o mais afetado, diríamos mesmo devastado… têm sido meses sofridos, não só nada ganhamos, como acumulamos prejuízos, dia a dia, mês a mês e… dentro de pouco, terá passado um ano. Somos a atividade económica mais exposta com esta crise, que nos últimos 4 anos, crescia de forma ímpar, acima de 40%! Enquanto houver sorrisos, enquanto lutarmos com forças que não nos cansam, enquanto as nossas ações forem a nossa grande herança. Havemos de ter SONHOS!

A nossa GRATIDÃO aos estimados amigos/clientes, que continuamente pensam em nós, em vez de marcarem o seu merecido descanso durante este ano diretamente, se lembraram e quiseram ajudar-nos a que a nossa pisada não afundasse, mas que, sobrevivesse com o seu apoio. INCONDICIONALMENTE GRATOS, porque são essas as preciosas ações que definitivamente demonstram que a humanidade é humana e está viva.

Dizer-vos que quando pensarem em viajar, seja de comboio, avião ou a jato, ou efetuar uma reserva em Aveiro, São Miguel ou no estrangeiro, lembrem-se de nós. Terão o mesmo hotel, assento ou viagem, e assim, em conjunto, a economia crescerá, desenvolver-se-á ao ritmo de uma sociedade comprometida em ajudar o seu próximo, o seu país. Por menor que seja o que possamos ganhar, a vossa colaboração ser-nos-á preciosa. Farão com que o pão da nossa equipa lhes chegue à mesa. Precisamos de si! Não se esqueça de nós!

Aproximamo-nos uns dos outros pela dor, ou pela alegria. Este foi o ano onde, provavelmente, mais sentimos, vivenciamos estes laços de união e desapego. Solidários com a vossa perda, firmes com a vossa luta.

Em especial AGRADECEMOS aos Profissionais de Saúde, entidades da Proteção Civil, Cientistas, a todos os que ajudaram, se esforçaram, não dormiram, se desenraizaram para ajudar o próximo, para levar um sorriso, uma palavra de consolo a todos os que mais precisaram, e que, ainda hoje, alguns estão sem contacto físico com os seus entes queridos. SOLIDÁRIOS com a nossa preciosa terceira idade, com os que um dia, ajudaram a levantar, educar, alimentar, instruir o nosso país, os nossos avós, o pai ou mãe de qualquer um de nós, cujo futuro, poderá até ser obscuro, no entanto é nesse escuro, que se aprende e se vislumbra uma nova direção.

Como descrever, enumerar, tantos gestos incógnitos que transformaram o dia, a noite de milhares, milhões de seres humanos, não saberíamos. Quantos no anonimato se ajoelharam com o terço na mão, pedindo a Nossa Senhora, a nossa salvação. É preciso um “quase” final ou que a vida faça marcha-atrás, para podermos recomeçar, remarquemos o nosso encontro, nesta viagem, com a mesma CONFIANÇA.

Se o seu PRESENTE for uma nova oportunidade, para voltar a tentar! Desejamo-vos COMPAIXÃO, CORAGEM e FÉ, para que, sejamos diferentes e possamos viver o verdadeiro e digno espírito neste SANTO NATAL. Talvez o primeiro NATAL… SANTO!

Que o tão desejado e sonhado, seja humilde em riquezas terrenas e magnânimo em tesouros no céu, abracemos 2021! Sejamos resilientes!

Este nosso Xiiiiiiii coração, nunca seja um “se”, mas uma constante em si!

Fátima C. Brízio