EN

write

WE appreciate CEVICHE PERUANO!

2023

Caríssimos Amigos,

Viajar é também conhecer novos aromas, experimentar sabores diferentes e degustar outros paladares. Assim sendo, iniciamos uma nova temporada, em que viajaremos pelos pratos típicos de diferentes destinos.

Venham connosco, deliciem-se!

Eleito por 5 anos como o melhor destino culinário do mundo, o Peru é um país que seduz os amantes de uma gastronomia memorável. Com uma rica herança cultural que mescla as tradições culinárias dos imigrantes, com a abastada biodiversidade andina, Lima preserva alguns endereços obrigatórios para quem deseja experimentar a mais emblemática iguaria peruana: o ceviche.

Prepara-se utilizando peixe cru, cebolas, pimenta, milho roxo e outros ingredientes que podem variar um pouco, todos cozidos no caldo de limão. É um prato com sabor muito característico e bastante procurado, nos vários cantos do mundo.

Para o podermos degustar damo-vos a conhecer a chef Pía León, nascida e criada em Lima, esse cenário de abundância é uma dádiva – e é isso que ela procura transmitir ao mundo através de sua gastronomia. Eleita a melhor chef do mundo em 2021 pelo aclamado ranking 50 Best, ela destaca-se ao explorar o rico ecossistema de seu país na cozinha do restaurante Central (que comanda com o marido, o também chef Virgilio Martínez) e do restaurante Kjolle, que inaugurou em 2018.

Partilhamos convosco a receita com que surpreendeu e desafiou os participantes do MarteChef Brasil:

Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 2 unidades de limão
- 1/2 posta de peixe
- 6 vieiras
- 25 g de coentros
- 10 g de amaranto (um grão que apesar de não ser da familia dos cereais,pode susbtituir o arroz) 
- 50 g de polvilho (O polvilho, também chamado de fécula de mandioca, carimã ou goma, é o amido da mandioca.)
- 50 g de goma
- 5 ml de corante de milho
- 5 cm de aipo
- 100 ml de água
- 10 ml de óleo de soja
- 50 ml de óleo de abacate
- 50 ml de óleo de urucum

Preparação:
Dilua o polvilho e corante vermelho de milho na água e leve ao fogão até espessar e ficar bem grosso. 
Coloque pelicula aderente numa forma, esticando bem a goma e deixe desidratar por 30 minutos no forno. Quebre e frite por imersão em óleo vegetal. 
Corte o peixe, o aipo, a cebola, o alho, a água, o suco de limão e o sal. Peneire e corrija o sal, a pimenta e a acidez. 
Corte dois ramos pequenos de coentros e reserve.
Cozinhe o amaranto com água e sal. Após cozido, peneire e frite no óleo de urucum. 
Para a espuma, pique 6 vieiras com 50 ml de água e 50 ml de óleo de abacate. Passe pelo chinoy, acrescente creme de leite, ½ limão e corrija o sal. Coloque no sifão com cilindro de gás.

Montagem: corte 4 vieiras em 4 pedaços. Coloque as vieiras no centro, acrescente por cima o leite de tigre até cobrir. Acrescente também gotas de espuma de vieira com o sifão e finalize com amaranto, broto de coentro e crocante de polvilho.

¡Que aproveche!

Um Xiiiiiii enorme!

Fátima C. Brízio